quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Tecnologia - Leitura e construção de gráficos

0

PLANO DE AULA

Anabella Cruz
Danilo Martins
Felipe Gabriel de Souza
Jaciara Silva Arruda


Plano de aula a ser entregue à profª. Maria Rita para obtenção parcial de nota da disciplina Fundamentos e metodologia da Matemática, do VI período do Curso de pedagogia do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia.


Profª. Rita Maria

Imperatriz
2010


PLANO DE AULA DA 4º SÉRIE


TEMA GERADOR: Tecnologia

TEMA APLICADO: Leitura e construção de gráficos

OBJETIVO GERAL

ü Aprender a utilizar os recursos tecnológicos para a construção de conhecimentos, partindo de situações que explorem o raciocínio lógico, crítico e dedutivo do aluno.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü Comparar as situações para obtenção de resultados embasados em acessos a internet na sala de aula no período de uma semana.
ü Transformar em dados a estimativa aproximada de internautas ativos na sala.
ü Fazer a média de tempo usada por cada aluno para acessar a internet, depois calcular a média geral da turma.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

1º MOMENTO: Será feita uma exposição pelo educador sobre a importância da tecnologia no cotidiano, alertando para os benefícios e malefícios que a internet pode trazer para cada pessoa. A orientação ganhará espaço nesse momento em relação ao uso adequado do computador e o programa que será usado para a produção de gráficos.

2º MOMENTO: Os alunos irão interagir com o professor de modo que será construído um gráfico, que terá como dados iniciais o tempo médio que cada aluno fica na internet, o período de dias que eles acessam e a quantidade de alunos que tem acesso à internet. A análise e interpretação dos dados serão lideradas pelo professor com o objetivo de entendimento geral. Em seguida todos copiarão o gráfico em seus cadernos.

3º MOMENTO: Todos os alunos serão levados para o laboratório de informática para a construção do mesmo gráfico no computador. A turma será divida em trios para um aproveitamento melhor dos recursos. O professor indicará o programa e o caminho para o mesmo. A busca na internet por alguns modelos de gráficos será feita e cada aluno poderá escolher o modelo que achar melhor. O professor verificará se todos os grupos conseguiram construir seus gráficos.

RECURSOS

ü Laboratório de informática
ü Cadernos
ü Pincéis
ü Quadro


AVALIAÇÃO

Esse quesito contemplará o desempenho de cada aluno em suas diversas capacidades (raciocínio, criticidade, aprendizado, participação, etc.).
Haverá aplicação de prova objetiva individual.
Para contribuição de nota será produzida uma dissertação individual com as médias e estimativas do uso das tecnologias contemplando sua importância e contribuições.

No Response to "Tecnologia - Leitura e construção de gráficos"

Postar um comentário