quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O ensino da matemática na atualidade

1
Universidade Federal Do Maranhão
Centro De Ciências Sociais Saúde e Tecnologia
Professora; Maria Rita.
Disciplina; Fundamentos e Metodologias do Ensino de Matemática.

Leylia Mara
Carlos Humberto


O ensino da matemática na atualidade

Baseado no estudo do texto Uma breve introdução à Matemática e a sua história, observamos que, desde os tempos remotos o homem procurou explicações e maneiras de solucionar os problemas cotidianos para facilitar seu modo de vida. E utilizou a matemática como o principal instrumento para a resolução de muitos problemas do seu dia a dia, aventurando a mente fez compreender parte dos segredos da natureza. E com o avanço da matemática em todo o decorrer da historia, o homem conseguiu desenvolver inúmeras regras e formulas para o ensino da matemática e na resolução de problemas concretos e abstratos. E considerando a importância da matemática na vida das pessoas, podemos dizer que, a sua aplicação na vida escolar dos educandos não tem sido tão prazerosa quanto em tempos passados, onde as pessoas utilizavam a matemática para suprir suas necessidades do dia a dia.
É interessante na atualidade que os educandos tenham conhecimento sobre a historia da matemática, para que melhor compreendam a sua importância e aplicabilidade na sociedade de forma geral. No entanto o aprender matemática para a maioria dos educandos é angustiante, devido à postura adotada do professor em sala de aula e as metodologias que são utilizadas de forma empobrecedora aplicadas em exercícios que seguem um dado modelo. Lembrando também que em grande parte conhecimento matemático é apresentado em muitos livros didáticos de forma bastante descontextualizada e isolada. Ele é tratado como se fosse um conhecimento à parte, sem qualquer relação com outras áreas das ciências ou com temáticas sociais urgentes. Outro item que é angustiante para os educandos é imensa quantidades de conteúdos de matemáticas que professores tem que ensinar no decorrer do período letivo. Nessa perspectiva do ensinar mecânico, o professor finge que ensina e o aluno finge que aprende. Dessa forma podemos dizer que o ensino de matemática precisa ser melhorado (formação de professores, reformulação do currículo de escolar, organização do livro didático...). Para que venha suprir as necessidades do ensino-aprendizagem dos educandos. Só assim o aprender matemática não será algo angustiante para os discentes. Sabemos que mudanças na educação não acontece de um dia para o outro, mas acreditamos que não é impossível que elas aconteçam.
Se o professor organizar os conteúdos interligando com a realidade dos educandos conseguintemente os resultados de ensino aprendizagem serão satisfatórios tanto para o professor quanto para o aluno. Não esquecendo que, é de extrema importância que o professor tenha o cuidado de como fazer um bom planejamento. Tendo consciência dos conteúdos, objetivos, metodologias, recursos e avaliação que serão utilizados em cada aula, de modo que venha favorece essa aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor proporcionado aos educandos o interesse pela matemática aguçando nos mesmos a curiosidade por questionar, explorar cada vez mais a sua realidade com a matemática. Tendo em conta que a seleção de bons recursos são fundamentais para que os a aprendizagem dos educandos.


Bibliografia

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros curriculares nacionais : matemática /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília :
MEC/SEF, 1997.

1 Response to O ensino da matemática na atualidade

18 de novembro de 2018 às 08:30

estou deacordo com o texto se for assim em mocambique teriamos bons docentes de matematica nas escola primaria e secundaria

Postar um comentário