segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

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ANOS 20_ Surge a necessidade de mão de obra especializada com o processo de industrialização. Uma educação dual
• Escola dedicada à qualificação para o trabalho industrial _ Ensino Prático.
• Escola com currículo centrado nos estudos literários com vistas a universidade _ Ensino abstrato.
ANOS 30 _ O ensino da matemática assumiu caráter utilitário.
Até anos 50 _ o ensino da matemática, no Brasil caracterizou-se pela tendência tradicional. A aprendizagem se confundia com a memorização. Não se estimulava o raciocínio, a crítica e a autonomia.
ANOS 60 _ Matemática Moderna
• Modelos políticos e econômicos caracterizaram-se por um projeto desenvolvimentista.
ANOS 70 _ Fixou as Diretrizes e bases para o 1 e 2 grau.
• A escola adotou a instrução no lugar da educação. Os conteúdos e as técnicas de passaram a ocupar lugar de destaque.
• Melhoria da aprendizagem através da Matemática Moderna. Trata a matemática como se ela fosse neutra sem nenhuma relação com interesses sociais e políticos.
ANOS 80 _ Aprofundamento da crise econômica
• Tendência crítica _ concepção construtiva do conhecimento matemático;
• Substituição dos autores americanos que influenciaram as teorias educacionais por autores europeus, considerados críticos como Gramsci, Manacorda, Snyderes, Vygotsky;
• Nessa perspectiva, compete ao professor fazer a mediação entre o saber sistematizado e a experiência social concreta do aluno;
• Piaget, Vygotsky e Wallon contribuíram na compreensão do processo de ensino aprendizagem de crianças e adolescentes;
• Acrescenta-se uma outra perspectiva na área do ensino, que é a idéia do professor pesquisador.
(Yara Maria Leal Heliodoro)

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