quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Conceito de Número

0
Nomes; Adriana, Ellen, Silvana, Suelen
Fundamentos e Metodologias do Ensino da Matemática
Professora:Rita Maria

Conceito de Número

È notório que não há um conceito exato de número, uma vez que o seu significado é bem amplo. As pessoas geralmente se referem a número como expressão representativa de quantidades, os números surgiram da necessidade do homem no seu cotidiano e assim foi sendo desenvolvido o seu uso e cada vez mais utilizado.
Para um adulto relacionar a palavra número a uma quantidade não é tão difícil, já para uma criança pequena essa representação torna-se mais complicada. Pois, a mesma não consegue assimilar o conceito de representatividade, exemplo disso, uma criança de 4 anos que sabe contar , no entanto se pedir para ela contar 5 objetos ela poderá até contar, porém,ela se referirá ao ultimo objeto com o numero 5 como se só ele representasse ao numeral, e os outros fossem cada um o seu número, já que a criança ela não compreende o conjunto de objetos como um todo. Por isso, é de suma importância o trabalho com os conjuntos para a aprendizagem da criança para ela poder desenvolver essa representatividade quantitativa.
O educador deve trabalhar também os numerais de diferentes formas, ou seja, relacionar com o cotidiano da criança como o número da sua casa, do telefone, quantos cômodos tem no seu lar, quantos irmãos tem, e assim sucessivamente para que seja aguçada a curiosidade do educando e ampliada a sua aprendizagem.
E também músicas, brincadeiras, jogos, dominós adaptados tudo isso pode contribuir para o desenvolvimento da criança com os números. É necessário que o professor seja capaz de utilizar diferentes metodologias para o aprendizado do aluno e vendo também com quais as crianças estão aprendendo com mais facilidade.

É salutar, que o exercício concreto é um grande auxiliador para a compreensão do conceito, mas é necessário que a criança seja capaz de realizar o exercício mental, construindo assim o seu próprio conhecimento.


No Response to "Conceito de Número"

Postar um comentário