quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ESTRATÉGIAS DE TRABALHO COM NÚMEROS RACIONAIS

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA
CURSO DE PEDAGOGIA
FUND. E MET. DO ENSINO DA MATEMÁTICA
PROF. MSC. RITA MARIA G. DE OLIVEIRA

ESTRATÉGIAS DE TRABALHO COM NÚMEROS RACIONAIS


FERNANDA AQUINO
SUZANA LIMA
ZILDA VIANA


IMPERATRIZ-MA
2010

ESTRATÉGIAS DE TRABALHO COM NÚMEROS RACIONAIS

Os Números Racionais surgiram por volta de 3.000 a.C., no Egito, da necessidade que o homem teve de representar minúsculas partículas de um todo. Ao trabalhar contagens microscópicas, por exemplo, para saber de quantas bactérias é constituída uma colônia ou, para representar o grau de contaminação de uma população por um determinado vírus, faz-se necessárias inúmeras divisões que nos conduzem o mais próximo possível da representação da parte humana infectada e do número de bactérias dessa colônia.
Diante da dificuldade de compreensão desse novo conjunto de números, os racionais, maior que o conjunto dos números naturais, já conhecido, surge a necessidade de uso, pelo professor, de um vasto material de apoio e de diferentes metodologias para trabalhar este conteúdo com seus alunos. O fato de o conhecimento destes números fugir à rotina dos alunos de séries iniciais torna-se imprescindível que o professor crie projetos de trabalho que valorize a experiência cotidiana dos educandos com os números racionais. Trazendo para isto, materiais representativos concretos dessa realidade.
Ensinar números racionais exige que o professor constantemente se pergunte como fazer para que o seu aluno compreenda melhor o conteúdo transmitido; para tanto, ele tem que ter domínio de conteúdo e, saber da sua importância para a realidade destes alunos.
Há duas formas de representação dos números racionais: frações e números decimais. Toledo (1997) em seu livro intitulado “Didática da Matemática: como dois e dois, a construção da matemática”, cita várias idéias para trabalhar este tema dentro da sala de aula. A autora sugere iniciar o trabalho com frações pela divisão de grandezas de natureza contínua, pois somente se usa números fracionários. Primeiramente, tem-se que transmitir aos alunos os diferentes conceitos do que sejam fração e número decimal além da relação entre eles.
Para trabalhar frações sugere-se uma aula dinâmica na qual os alunos se utilizem de materiais simples, como o papel, canetas, caixas, massas de modelar, papéis coloridos, barras de chocolate. Esses materiais servirão de experimentos que comprovam, na prática, as regras de trabalho com as frações.
Isto é importante porque por ser concreto e papável, permite que a criança construa seu próprio conceito de fração e, assim interiorize este conceito e, consequentemente, agregue valor a ele; não havendo necessidade do famoso “decoreba”.
Ao trabalhar com os números decimais, o professor precisa permitir primeiramente, que o aluno tenha interiorizada a noção de décimo e, a partir desta compreensão, apresentar as frações decimais das mais variadas formas a fim de que o aluno entenda que recebem esta denominação por possuírem como denominador, o número dez e suas potências. Dessa forma, o educador pode usar a sua criatividade para complementar a sua aula da melhor maneira possível ao entendimento dos alunos. No trabalho com números decimais, Toledo (1997) cita o uso de nossa moeda como uma boa maneira de aplicação dos mesmos.
Concluímos, portanto, que não seria prático ensinar números racionais nas séries iniciais do fundamental baseado somente em idéias abstratas e em repetições de cálculos sem contexto específico de demonstração da realidade.Como confirmação dessa idéia, apresentamos a seguir algumas das sugestões práticas do autor para trabalhar frações e números decimais:
1. Reparta uma folha retangular em duas partes iguais, de todos os modos que você conseguir. Inicialmente, surgem apenas as soluções tradicionais ( A;B):
A) B)


C)


Nos exemplos A e B nota-se facilmente que as partes são iguais, pois as dobras foram feitas utilizando os eixos de simetria da figura. No caso da figura C, os alunos podem ficar em dúvidas sobre as partes da figura, se são ou não iguais, pois a dobra não foi feita no eixo de simetria do desenho.Neste caso, o aluno terá que cortar as peças e sobrepor uma a outra para verificar a se ambas são iguais.E a partir daí pode sugerir aos alunos que encontrem além desses exemplos outras formas de solucionar a questão.
2. Após estudarem notação decimal, peça aos alunos que tragam folhetos de propaganda, anúncios e recortes de jornais e revistas e observem como os preços das mercadorias são expressos. Os alunos notarão que, no número, sempre há uma vírgula seguida de mais dois algarismos. Fica mais fácil eles identificarem que ali estão representados os décimos e os centésimos do real. Saberão, portanto que, 100 centavos formam 1 real.

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