quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PLANO DE AULA

0
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIACURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
ALUNAS: ELAÍNE L. SANTANA, GISELLE B. SILVA, ISMÊNIA P. ARAÚJO, MARIVÂNIA S. RAMOS

PLANO DE AULA

Série: 4º anoDisciplina: Matemática
Conteúdos:- Sistema de Numeração Romana: breve histórico, valores, leitura e utilização.
Objetivos:Geral:-Conhecer o sistema de numeração romana, suas regras de composição, leitura, escrita e sua utilização em nosso dia-a-dia.
Específicos:- Compreender o breve histórico do sistema de numeração romana e seus registros;- Utilizar as regras para ler, escrever e compor os números romanos;- Identificar a utilização dos números romanos no seu dia-a-dia;- Relacionar a composição e o valor dos números romanos aos números indo-arábicos.

Procedimentos metodológicos:- Exposição oral do conteúdo e apresentação dos números romanos aos alunos com uso de cartazes e auxilio do livro didático; - Promover uma breve discussão em sala sobre os números romanos em nosso dia-a-dia, onde os alunos poderão expor seus conhecimentos;- Mediante a apresentação de exemplos de capítulos de livros, modelos de relógios, representação de séculos, artigos da Constituição brasileira ou do Código Civil, etc. mostrar a presença dos algarismos romanos nos dias de hoje;- Realização de atividade individual com recortes de revistas e jornais onde os alunos devem buscar os algarismos romanos e em seguida transformá-los em arábicos, depois deverão socializar com a turma através da exposição das atividades no mural da sala;- Ao final da aula será realizada a atividade do jogo da memória dos os número romanos.

Conteúdos atitudinais:- Esforço e disciplina na busca de resultados;- Curiosidade em conhecer a evolução histórica dos números romanos e seus registros;- Segurança na defesa de seus argumentos e flexibilidade para modificá-los;- Respeito ao intercambio de idéias, como fonte de aprendizagem.

Recursos:- Cartolinas, livros, quadro branco, pincel, revistas, jornais e jogos alternativos.
Avaliação:
- Através das discussões em sala , da realização das atividades e jogos será avaliada a capacidade de leitura e escrita dos números romanos pelos alunos; a capacidade de utilizar as regras para compor os números romanos; capacidade dos aluno em identificar e citar situações cotidianas em que se utilizam os número romanos.

No Response to "PLANO DE AULA"

Postar um comentário