quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A Matemática na visão de uma acadêmica

0
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CURSO DE PEDAGOGIA- 7° PERÍODO
DISCIPLINA: FUND. E MET. DO ENSINO DA MATEMÁTICA
PROFESSORA: RITA MARIA GONÇALVES DE OLIVEIRA
ALUNA: FERNANDA PEREIRA DE SOUZA AQUINO


PRODUÇÃO TEXTUAL


IMPERATRIZ
2010

A Matemática na visão de uma acadêmica

A Matemática, como qualquer outra Ciência, está associada às vivências individuais, como também aos rumos que a sociedade toma , sendo, portanto, capaz de sofrer transformações ao longo do tempo de acordo com as mudanças ocorridas nesta sociedade e, com a evolução do homem enquanto ser histórico e dialético.

Durante a vida do indivíduo, ele perpassa pelas mais variadas noções de realidade e, concomitantemente, atribui valores diferentes a um ou a outro aspecto da mesma realidade, de acordo com a visão de mundo que ele possui nas diferentes fases da sua vida.

Dentro de cada uma dessas fases e de acordo com a apropriação que faz do conhecimento do mundo ao seu redor, o homem vai se libertando de conceitos vagos e concebendo concepções que o guiarão por um bom tempo em sua trajetória. Para isto,ele necessita construir paulatinamente um referencial teórico que o acompanhe diariamente e o ajude a “ se virar” neste universo de transformações pelas quais nós, seres mutáveis sempre passamos.

Dentro deste referencial,estão, por exemplo, as noções de espaço, que nos ajudam a ir e vir, subir e descer; noções de tamanho: grande e pequeno; de forma; de quantidade: muito, pouco; mais e menos. Todos esses conceitos, primordiais ao ser humano na sua evolução, são também, como sabemos, princípios da Matemática. Com isso, pode-se afirmar que, antes mesmo que o indivíduo tenha conhecimento do que seja esta Ciência, ele já tem contato com ela inconscientemente, no seu dia-a-dia.

Ao concebermos que o indivíduo ao perpassar cada uma dessas fases cria conceitos próprios, oriundos das necessidades de superação das dificuldades presentes em cada uma delas; percebemos também, que os conceitos que resolveram os problemas de uma determinada fase, já não são tão úteis para solução dos problemas de outra fase, já que são fases diferentes.

Há, portanto, que se encontrar diferentes soluções, de acordo com a problemática enfrentada. Há que se criar novos conceitos e novos referenciais teóricos para substituir aqueles já ultrapassados, que não estão conseguindo mais responder às necessidades das novas fases da vida do indivíduo. Conceitos estes que possam lhe ser úteis.

A evolução do homem, colocada num gráfico que cruza com o tempo, prescreve uma linha reta inclinada para cima, de forma crescente, o que quer dizer que este homem, tomando por referência cada ponto desta reta, não é igual em nenhum momento; pelo contrário, ele cresce e evolui de acordo com o seu tempo de vida.

Tomando como base estes conceitos, concluímos que como educador e, principalmente, como educador encarregado do ensino da Matemática, temos a necessidade de não apenas conhecer a história dessa disciplina, por quais percalços ela passou, mas, acima de tudo, compreender as reais utilidades e aplicações da mesma, conhecendo no geral seus princípios e as questões que a norteiam.

A Matemática, apesar de ser uma Ciência exata, torna-se bastante popular no que se refere à sua utilização prática. Ela está presente nos mais diversos âmbitos e diferentes aspectos da trajetória de vida da maioria das pessoas.

No que condiz do seu “invento”, ou seja, da sua “descoberta” pelo homem, posteriormente ao domínio da língua falada e escrita, da sua elevação ao grau de “Ciência da Natureza” à sua difusão pelo mundo, o seu percurso, até hoje é marcado por grandes saltos. Ela interferiu profundamente no que, desde os primórdios da sociedade se concebia como cultura das civilizações ancestrais.

Através do seu surgimento, da sua influência e da credibilidade atribuída à Matemática do tempo antigo, tornou-se possível, por exemplo, modificar “leis” ou “dogmas” irrefutáveis presentes na cultura religiosa das sociedades dessa época. Um exemplo disso foram os cálculos empregados na pesquisa e tentativa de provar a origem real do centro do universo. Também aqueles realizados no intuito de provar que a terra era redonda e não chata ou quadrada, como até então se acreditava. Cálculos representativos das Leis Gravitacionais e, por fim aqueles utilizados nas comprovações de hipóteses levantadas pela Ciência até hoje, representam o quanto a Matemática influenciou e ainda influencia na sociedade contemporânea.

O cálculo surgiu no século XVII, da necessidade que o homem teve de se organizar, distribuir e dominar o espaço por ele ocupado dentro da sociedade.
“é uma expressão simplificada, adotada pelos matemáticos quando estes se referem à ferramenta matemática usada para analisar, qualitativamente ou quantitativamente, variações que ocorrem em fenômenos que abrigam uma ou mais componentes de natureza essencialmente física.” (somatemática. com.br)

Não há dúvidas de que a Matemática sempre foi útil ao homem. O que se questiona atualmente, o que se quer descobrir e revelar hoje, são, além da sua utilitariedade, os princípios que regem essa Matemática atual. Em que ela contribui na formação particular do indivíduo. E ainda, como essa Matemática tem sido transmitida e a quem ela tem servido. Deseja-se conhecer por que ensinar Matemática hoje, ou como ensiná-la? Saber o porquê das dificuldades dos alunos com esta disciplina? Como ser um bom professor de Matemática? Que metodologias são mais adequadas ao ensino da Matemática do currículo atual e que Matemática seria esta?
Para responder a esses questionamentos, há, primeiramente que se conhecer o contexto histórico, político e social vigente, no qual o ensino dessa matemática está inserido e ao qual ela precisa atender. Tem-se que investigar, por exemplo, a origem e formação de um professor de educação em Matemática. Seus princípios, objetivos, desejos, as suas atitudes e as ações que ele realiza tanto como professor como quanto pessoa e o porquê das mesmas. Acredito que aí está o cerne da discussão a respeito deste tema e talvez o motivo da desvalorização dessa disciplina pelos alunos, que, na maior parte dos casos a consideram chata ou difícil.

A gente se pergunta que tipo de Matemática é necessária à sociedade atual e se ela está respondendo aos anseios dessa sociedade ou ainda contém modelos e métodos ultrapassados que representam as anseios de uma sociedade que não existe mais.
Na minha experiência enquanto aluna, passei por um método extremamente tradicional que valorizava o aspecto conteudista que em mim refletiu um grande medo de reprovação e de ser taxada de “burra” perante os colegas ao invés de despertar o interesse pela matéria.

A Matemática atual, a meu ver, necessita acompanhar todas as fases do processo evolutivo do indivíduo e todas essas mudanças, que são contínuas na vida do mesmo. Precisa ser real e significativa a esta realidade intrínseca entre ela, este indivíduo e a sociedade.

No Response to "A Matemática na visão de uma acadêmica"

Postar um comentário